24 novembro 2009

 O que fazer com os remédios vencidos ?  

Existe uma grande quantidade de remédios vencidos em todo o mundo , isso também é um tipo de RESÍDUO TOXICO.
 Então o que você pode fazer para lidar com os remédios vencidos em casa? Aqui vão dicas enquanto esperamos um sinal dos céus: 
- Procure comprar apenas aquilo que vai usar. Não faça do seu armário no banheiro um depósito de frascos e comprimidos: esses depósitos já existem nas ruas e atendem pelo nome de farmácias. 
- Inutilize os comprimidos e xaropes, despejando tudo no vaso sanitário. Apesar de essa tática civilizada de jogar o lixo no vizinho diminuir o risco no seu domicílio, ela pode resultar em contaminações perigosas no meio ambiente. Medicamentos à base de hormônio são perigosos, pois resistem bem à degradação. O método “descarga abaixo” pode resultar, lá na ponta, na contaminação de lençóis freáticos e outras reservas de água.  Na Suécia, estudos já detectaram a presença de fluoxetina (um antidepressivo) no ambiente. 
- Nos Estados Unidos, algumas universidades recolhem o medicamento vencido, encaminhando-o às indústrias para incineração. Veja se algo semelhante não pode ser feito na sua região. 
- Na Alemanha, as farmácias também aceitam devoluções de remédios vencidos, que mais tarde são retornados aos fabricantes. Cheque com a farmácia de seu bairro se isso pode ser feito com os remédios vencidos que você tem em casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário